A carregar...
Última actualização: 17-04-2008 Publicado a: 17-04-2008
Feed RSS
Richard Florida lança desafio a Lisboa

Richard Florida lança desafio a Lisboa


Cerca de duas centenas de pessoas acorreram no dia 17 de Abril à Fundação Calouste Gulbenkian para ouvir Richard Florida, o economista norte-americano, fundador do conceito de «cidades criativas», que a CCDR-LVT e a Ordem dos Economistas trouxeram pela primeira vez a Portugal.


Florida explicou porque é que as cidades que mais se desenvolvem são aquelas em que prevalecem três factores – Tolerância, Talento e Tecnologia – e deixou algumas mensagens para Lisboa, integrada numa das dez mega-regiões com maior índice de criatividade na Europa, de acordo com os estudos que o economista e professor universitário desenvolveu nos últimos anos.


Além de diversos estudos desenvolvidos nos Estados Unidos e de obras como “The Rise of the Creative Class” e “Who’s Your City” (lançado em Março deste ano) Florida é co-autor, com Irene Tinagli, do relatório “Europe in the Creative Age”, publicado em 2004. O documento pode ser consultado aqui. O interesse do público, em boa parte constituído por entusiastas da obra de Florida e estudiosos das «Cidades Criativas», prolongou o debate por mais de uma hora.


A conferência contou com a moderação do jornalista Carlos Magno e com a presença de personalidades como João Ferrão, o secretário de Estado do Ordenamento e das Cidades, e João Cravinho, administrador do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento. O ministro da Cultura, António Pinto Ribeiro, participou no mesmo dia num jantar promovido pela organização, com a presença de Richard Florida, no Sheraton Hotel & Spa.


Esta foi a segunda conferência do ciclo «Desenvolvimento Regional em Contexto de Globalização», promovido pela CCDR-LVT e a Ordem dos Economistas, depois da presença em Lisboa (a 9 de Abril) de Peter Hennicke, do Instituto Wuppertal de Clima, Ambiente e Energia. A conferência «Sistemas Energéticos Sustentáveis» teve apresentação e moderação de Eduardo Oliveira Fernandes, investigador da Universidade do Porto.


A próxima conferência decorrerá, como as anteriores, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, entre as 9h30 e as 12h00, a 15 de Maio. A convidada é Elvira Uyarra, especialista da Universidade de Manchester em Políticas Regionais de Inovação. A moderação ficará a cargo de António Câmara, presidente executivo da YDdreams.


A 20 de Junho vêm a Lisboa os arquitectos Michael e Mathis Güller para reflectir sobre o papel dos aeroportos no desenvolvimento das regiões e sobre o conceito de «Cidades Aeroportuárias». A conferência conta com a participação do arquitecto Luís Bruno Soares.


Estão previstas mais duas conferências, sobre turismo residencial e coesão social, outros dois temas estratégicos para a região de Lisboa, mas ainda não têm data marcada. O ciclo conta com o patrocínio da ANA, REN, Galp Energia e Turismo de Portugal, para além do apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Companhia das Lezírias, Fundação Luso-Americana, Associação Industrial Portuguesa e Hotel Sheraton Lisboa.

Pesquisar notícias:
Visite-nos Facebook Twiter You Tube