A carregar...
Última actualização: 09-03-2015 Publicado a: 16-02-2015
Feed RSS
24 fevereiro: Sessão sobre o Urbanismo Comercial e o Comércio Investe

24 fevereiro: Sessão sobre o Urbanismo Comercial e o Comércio Investe

No contexto atual, em que as atividades económicas surgem marcadas por profundas e múltiplas transformações, o comércio instalado no centro das cidades enfrenta sérios desafios que lhe são impostos pelos novos formatos comerciais instalados na periferia, e que centram a sua estratégia no binómio consumo-lazer.

 

Os Projetos Especiais de Urbanismo Comercial e a mobilização gerada em seu torno, representaram um inequívoco sinal da sensibilização e consciencialização dos distintos atores para o problema, sendo certo que o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados ficaram aquém do desejado e necessário para inverter a tendência de perda de protagonismo do comércio de centro de cidade.


Neste contexto, o centro da cidade deve ser, não só encarado como um verdadeiro centro comercial a céu aberto, mas projetado e gerido com base num trabalho de parceria, em que o público e o privado concentrem esforços e recursos para um fim comum.

Por outro lado, e com vista a alavancar o investimento das empresas e entidades associativas, a medida “Comércio Investe” é um forte aliado na prossecução dos objetivos das necessárias intervenções no Comércio “tradicional”.

 

Esta medida pretende focalizar os apoios em projetos com crescente conteúdo qualitativo, em detrimento de intervenções de natureza infraestrutural, de forma a privilegiar projetos que promovam a criação de fatores de diferenciação claros que possibilitem melhorar os níveis qualitativos da oferta comercial do comércio de proximidade, principalmente aquele que se concentra em centros urbanos ou que valoriza o produto interno. Neste sentido, são privilegiadas as atuações conjuntas destinadas ao aumento da competitividade da oferta comercial dos espaços urbanos, incentivando novas ideias e novos serviços de suporte ao cliente que permitam uma melhoria consistente e sustentada dos níveis de serviço prestado.

 

No decorrer de uma nova fase de candidaturas ao Comércio Investe, a CCDR LVT e o IAPMEI organizaram uma sessão de divulgação sobre o Urbanismo Comercial e o Comércio Investe, no passado dia 24 de fevereiro, no auditório da CCDR LVT, em Lisboa.

 

Consulte apresentações:

Desafios e Oportunidades do Urbanismo Comercial (CCDR LVT)
Carlos Pina | Diretor de Serviços do Ordenamento do Território

 

O Comércio Investe: enquadramento e acesso, tipologias de investimento e execução contratual (IAPMEI)
Pedro Cilínio | Diretor da Direção de Incentivos e Gestão de Crédito
João Miranda  | Chefe do Dep. Análise do Sector Comércio e Serviços
Helena Almeida | Chefe do Dep. Verificação do Sector do Comércio

 

Programa

 

JoãoTeixeira_PresidenteCCDRLVT(3) PesidenteIAPMEI
LeonardoMathias_SecretáriodeEstadoAdjuntoedaEconomia(3) SessãodivulgaçãoUrbanismoComercialComércioInveste(5)

 

Consulte galeria imagens

Pesquisar notícias:
Visite-nos Facebook Twiter You Tube