A carregar...
Última actualização: 26-10-2021 Publicado a: 26-10-2021
Feed RSS

Avaliação da Qualidade do Ar na Região de Lisboa e Vale do Tejo | 2020

Resultados Qualidade do ArEstá disponível para consulta o relatório “Avaliação da qualidade do ar na região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT) em 2020”.

 

Foi também atualizada a informação disponível no Site da CCDR LVT, na página  Resultados na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

 

A avaliação efetuada tem por base os resultados dos poluentes, dióxido de azoto (NO2) e óxidos de azoto (NOx), partículas PM10 e PM2,5, monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), ozono (O3) e benzeno (C6H6), obtidos nas estações da Rede de Monitorização da Qualidade do Ar da CCDR LVT (RMQA LVT) no ano de 2020, face aos objetivos de qualidade do ar estipulados para estes poluentes no Decreto-Lei n.º 102/2010, de 23 de setembro, na sua redação atual.

 

O ano de 2020 foi marcado pela situação de pandemia de COVID-19, tendo as medidas de confinamento e de restrição de atividades, implementadas para limitar a propagação do novo coronavírus, resultado numa forte diminuição do tráfego rodoviário e também de outras atividades responsáveis pela emissão de poluentes atmosféricos na RLVT. Os resultados obtidos em 2020 nas estações da RMQA LVT, para os vários poluentes, permitem constatar que a qualidade do ar foi boa, tendo ocorrido uma redução nas concentrações de vários poluentes cuja principal fonte na região é o tráfego rodoviário. O ano de 2020 foi o primeiro em que não se registou qualquer incumprimento dos objetivos de qualidade do ar na RLVT, destacando-se que, pela primeira vez, o valor limite anual de NO2 não foi ultrapassado na estação da Avenida da Liberdade, local representativo das situações de maior tráfego da cidade de Lisboa.

Pesquisar notícias:
Visite-nos Facebook Twiter You Tube