A carregar...
Última actualização: 11-12-2015 Publicado a: 11-12-2015
Feed RSS
CCDR LVT divulga Programa Copernicus

CCDR LVT divulga Programa Copernicus

A Agência Espacial Europeia (ESA) finalizou mais uma fase da missão Sentinela-2A. Este satélite de observação da Terra, lançado a 23 junho de 2015, integra uma das cinco missões previstas no âmbito do Programa Copernicus e encontra-se prestes a entrar na fase operacional, após uma fase de testes e calibração.


A imagem seguinte, incidente na zona do Parque das Nações, em Lisboa, é a primeira adquirida pelo Sentinela-2A para o território nacional.

 

Imagem-Sentinela-ProgramaCopernicus

 

Desde o passado dia 28 de novembro que a ESA disponibiliza as imagens deste satélite de forma gratuita. As imagens obtidas no decorrer da fase de testes e calibração serão igualmente disponibilizadas após reprocessamento.O vídeo disponível no sítio da ESA, em http://www.esa.int/spaceinvideos/Videos/2015/12/Moving_ahead_with_Sentinel-2 mostra aspetos relacionados com o lançamento, as imagens e alguns produtos que delas se podem obter.

 

A imagem mostra a quadrícula de aquisição de imagens do Sentinela-2A para Portugal na projeção UTM WGS84. A área da quadrícula corresponde a 100 km2. 

Imagem-ProgramaCopernicus

 

A CCDR LVT representou o conjunto das CCDR no grupo de trabalho criado pelo XIX Governo Constitucional com o objetivo de elaborar um programa de ação para a exploração das imagens de satélite e da informação derivada, obtidas no decurso do Programa Copernicus, nas atividades operacionais das entidades das administrações públicas dos Estados-Membros da EU, a quem serão disponibilizadas gratuitamente. O projeto de plano foi entregue em maio do corrente ano, tendo o grupo de trabalho sido dissolvido em consequência.

Pesquisar notícias:
Visite-nos Facebook Twiter You Tube