A carregar...
Última actualização: 01-08-2011 Publicado a: 13-12-2010

Domínios de monitorização e indicadores

Seguindo a organização adoptada pela CCDR de metodologia e de estratégia, a monitorização do desenvolvimento regional está segmentada em três grandes domínios de análise, a que podemos denominar de janelas privilegiadas de observação: Pessoas, Território e Organizações. Todo o Observatório estrutura a sua monitorização através destes domínios.

Pessoas – Neste domínio o olhar recai sobre os indivíduos, população que vive e trabalha no território regional. Trata-se de conhecer e analisar as suas condições de vida, os seus comportamentos, as suas dinâmicas de crescimento, conhecimento, mobilidade e qualidade de vida.

Território – Suporte de todas as actividades, este domínio procura olhar para o uso do solo, a urbanidade e a apropriação do espaço. Trata de analisar as dinâmicas do ordenamento, do ambiente, das infra-estruturas e equipamentos, das acessibilidades, do património e dos recursos naturais.

Organizações – A economia, o sistema financeiro e os recursos humanos são objecto deste domínio de análise. Permite analisar as dinâmicas do sistema empresarial, da capacidade produtiva, da inovação e do conhecimento, da competitividade e da internacionalização.

Estes domínios não correspondem a compartimentos estanques, uma vez que uma perspectiva sectorialmente integrada da Região e de cada um dos espaços que a configuram obriga a associar pessoas, territórios e organizações.

É a partir destes domínios que se identificam as dimensões e sub-dimensões de análise que nos permitem estabelecer o quadro analítico de monitorização das dinâmicas regionais, e para cada uma das sub-dimensões de análise foram identificados os respectivos indicadores.

Partindo de uma leitura contextual para uma visão concreta das acções que se desenvolvem com o apoio dos instrumentos de política regional, definimos 3 tipos de indicadores: (i) de contexto, (ii) da estratégia regional e (iii) de monitorização das politicas.


Indicadores de contexto das dinâmicas regionais referem-se a aspectos essenciais das dinâmicas socioeconómicas regionais, incluindo aqueles que são priorizados pelas políticas públicas nacionais e europeias, em geral, e pelo QREN, em particular. A informação contida nestes indicadores permite analisar e interpretar as forças e as fraquezas da RLVT e prospectivar as grandes tendências de evolução. Trata-se de uma informação crucial para a definição de estratégias e planos regionais, sub-regionais e urbanas, bem como para o apoio às intervenções concretas.

Dimensões de análise e indicadores:

Lista de indicadores de contexto 

Lista de dimensões e sub-dimensões


Indicadores da estratégia regional descrevem essencialmente o estado e evolução dos domínios correspondentes às intervenções definidas na Estratégia de Lisboa 2020. Esta informação permite observar os resultados e impactos da Estratégia e compreender os factores críticos de sucesso e também os de insucesso, apoiando correcções à ‘rota’ a seguir até 2020, minimizando eventuais desvios e potenciando os aspectos melhor sucedidos. Embora a Estratégia de Lisboa 2020 não disponha de indicadores de monitorização ou definição de metas, é possível, através dos objectivos associados aos projectos e acções, definir indicadores que permitem avaliar a concretização das iniciativas propostas. Apesar de os Indicadores de Contexto terem um carácter mais genérico, alguns deles são também considerados Indicadores da estratégia regional, na medida em que se ajustam bastante aos objectivos da Estratégia de Lisboa 2020. 

Lista de dimensões de análise e indicadores

Indicadores de monitorização correspondem às metas definidas em cada um dos instrumentos de política pública da RLVT (PO e PROT). Estes indicadores conjugam e dão coerência aos vários quadros de indicadores, organizando-os numa matriz que permite evitar redundâncias e colmatar lacunas.

Lista de dimensões de análise e indicadores do PORLisboa

 

Lista de dimensões de análise e indicadores do Ordenamento do Território (PROT)

Visite-nos Facebook Twiter You Tube