A carregar...
Última actualização: 03-01-2017 Publicado a: 03-01-2017
Feed RSS
HORIZONTE 2020 financia PME portuguesas Inovadoras

HORIZONTE 2020 financia PME portuguesas Inovadoras

Na última ronda de resultados da Fase 1 do Instrumento PME do Programa Horizonte 2020 foram selecionadas para financiamento 184 Pequenas e Médias Empresas (PME) de 28 países, entre os quais Portugal, com um total de 176 projetos e 8,8 milhões de euros de financiamento.

 

No âmbito da Fase 1 do Instrumento PME está previsto um financiamento de 50 mil euros para os beneficiários de cada projeto, para suportar estudos de viabilidade de novos produtos que revolucionem o mercado. 

 

Em Portugal cinco empresas vão receber um financiamento de 50 mil euros cada, sendo uma das empresas contempladas da Região de Lisboa, a InnoWave Technologies, S.A. com o projeto InnSpect loT - Providing Quality of Experience Through Automated Testing of Devices, cujo tópico é acelerar a adoção de tecnologias avançadas de nanotecnologias ou de tecnologias avançadas de fabrico e transformação pelas PME.


As outras empresas nacionais contempladas são:

 • RVE.SOL - Soluções de Energia Rural Lda., de Leiria, que pretende potenciar uma solução híbrida portátil para o fornecimento de energia e conversão de resíduos em energia (projeto KUDURA);

 • AGROINSIDER, Lda, de Évora, uma PME apresentou um projeto (AgroRadar) que prevê a utilização de novos algoritmos e modelos para analisar os dados de observação da Terra no âmbito do programa Copernicus em benefício da agricultura de precisão.

 • Ground Drone Unipessoal, do Funchal, que desenvolve um sistema robótico destinado a democratizar o controlo de movimento durante a realização de filmes e vídeos (projeto Ground Drone);

 • SPAROS, Lda, de Olhão, que pretender desenvolver uma nova dieta de desmame destinada a otimizar o rendimento das larvas de camarão de piscicultura (projeto MYSIS). 

 

Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, responsável pelo Instrumento PME no âmbito do Programa Horizonte 2020, sublinhou: «Com estes resultados mais recentes, são agora 54 as empresas portuguesas a beneficiarem da fase 1 deste instrumento específico para as PME ao abrigo do Horizonte 2020, o que demonstra a dinâmica inovadora do tecido empresarial português em áreas como a energia limpa, a investigação espacial, a robótica, a tecnologia de qualidade, ou o crescimento azul».

 

Este instrumento a favor das PME é executado através de um convite à apresentação de propostas com quatro datas-limite por ano. A próxima data-limite é o dia 15 de fevereiro de 2017.

 

Para mais informações, consulte:

• Lista dos Beneficiários no Portal dos Participantes

Instrumento PME 

Pesquisar notícias:
Visite-nos Facebook Twiter You Tube