A carregar...
Última actualização: 10-07-2012 Publicado a: 13-12-2010

O Projeto

No atual contexto de crise financeira e económica a nível mundial, é cada vez mais importante analisar a adaptação das políticas públicas aos desafios que as regiões enfrentam e enfrentarão nos próximos anos e avaliar como as intervenções públicas conseguem responder a esses desafios.

 

Este Observatório estruturado com base na trilogia analítica - Território, Pessoas e Organizações -  procura monitorizar e analisar permanentemente as dinâmicas da Região, ao nível social, económico, ambiental e territorial, e contribuir no apoio à decisão de novas políticas públicas.

 

Pessoas – Neste domínio o olhar recai sobre os indivíduos, população que vive e trabalha no território regional. Trata-se de conhecer e analisar as suas condições de vida, os seus comportamentos, as suas dinâmicas de crescimento, conhecimento, mobilidade e qualidade de vida.

 

Território – Suporte de todas as atividades, este domínio procura olhar para o uso do solo, a urbanidade e a apropriação do espaço. Trata de analisar as dinâmicas do ordenamento, do ambiente, das infraestruturas e equipamentos, das acessibilidades, do património e dos recursos naturais.

 

Organizações – A economia, o sistema financeiro e os recursos humanos são objeto deste domínio de análise. Permite analisar as dinâmicas do sistema empresarial, da capacidade produtiva, da inovação e do conhecimento, da competitividade e da internacionalização.

 

Estes domínios não correspondem a compartimentos estanques, uma vez que uma perspectiva sectorialmente integrada da Região e de cada um dos espaços que a configuram obriga a associar pessoas, territórios e organizações.

 

O “Observatório Regional” assegura também as funções de monitorização associadas à “Estratégia Regional-Lisboa 2020”, ao “POR Lisboa” (QREN 2007-2013) e aos “Planos Regionais de Ordenamento do Território” (PROT-AML e PROT-OVT).

 

Toda a informação sobre o quadro analítico e as metodologias em Guia para a monitorização.

 

O Observatório edita regularmente diferentes relatórios de análise e caraterização das dinâmicas regionais e disponibiliza on-line um sistema de informação estatística regional destinado a todos que queiram conhecer e aprofundar mais sobre a Região de Lisboa e Vale do Tejo.

 

 

 

 LogoORLVT

 

 

TAGS:  Estatística ,  Observatório ,  ORLVT ,  RLVT
Visite-nos Facebook Twiter You Tube