A carregar...
Última actualização: 07-11-2018 Publicado a: 07-11-2018

Planalto das Cesaredas – Litoral (Porto Novo)

Tipo: Corredor Ecológico Secundário da Estrutura Regional de Proteção e Valorização Ambiental do OVT

 

Concelhos: Lourinhã e Torres Vedras 

 

Descrição geral: Estabelece a ligação entre o planalto das Cesaredas e o litoral, atravessando o território inserido na unidade territorial oeste litoral sul, que compreende o litoral a sul de Peniche até ao limite sul do concelho de Torres Vedras.

 

A ocupação dominante do solo nesta unidade é agrícola com policulturas e estufas, onde predominam explorações de pequena dimensão, mas com elevada produtividade da terra e do trabalho. Este padrão é intercalado com pequenas áreas de povoamentos florestais e unidades de pecuária intensiva. O sistema de povoamento é concentrado, constituído por núcleos rurais de pequena dimensão que o estruturam. As áreas edificadas são dispersas, lineares ou concentradas, mas sempre de pequena dimensão. A unidade é atravessada por diversos cursos de água que escoam diretamente para o Oceano.  

 

No conjunto, esta área possui relevos ondulados constituindo, por isso, paisagens especiais. Os vales das ribeiras são encaixados com encostas abruptas que determinam a ocupação do solo e seccionam a paisagem. 

 

No seu percurso, o corredor cruza o rio do Toxofal, o rio Grande, a ribeira das Águas dos Mouros, todas no município da Lourinhã, entrando depois num território mais silvestre, de matos, associados às encostas dos vales de diversas ribeiras e culminando no litoral, na praia de Porto Novo, no município de Torres Vedras. Além dos aglomerados do Planalto das Cesaredas, o corredor passa pelos aglomerados de Vale de Medo e Casais de Santa Bárbara, no município da Lourinhã, e Maceira e Porto Novo, no município de Torres Vedras. Especial destaque às paisagens especiais das escarpas da Maceira e Porto Novo.

Visite-nos Facebook Twiter You Tube