A carregar...
Última actualização: 07-11-2018 Publicado a: 07-11-2018

Planalto das Cesaredas

Tipo: Área Nuclear Secundária da Estrutura Regional de Proteção e Valorização Ambiental do OVT

 

Concelhos: Óbidos, Lourinhã e Peniche 

 

Descrição geral: O planalto das Cesaredas é um território de calcário com cerca de 140 milhões de anos, que se apresenta como um prolongamento do sistema serrano Aire/Montejunto. A cota mais alta do Planalto é de 164m de altura e a mais baixa é de 32m.

 

Predominam as formações do período Jurássico, sendo o calcário a única rocha ocorrente. As rochas têm espécies únicas de invertebrados fosseis do Jurássico Médio e Superior. Ao longo do Planalto das Cesaredas, podemos observar campos de lapiás e a presença de vários algares e grutas, que guardaram um importante espólio arqueológico. (Site da CM da Lourinhã)

 

Em relação à história do local pode referir-se a existência de vestígios pré-históricos, a permanência dos Romanos entre os séculos II a.C. e V d.C. e o evento histórico da Batalha da Roliça, aquando das invasões napoleónicas. A lenda e a tradição popular associam-no a acampamentos dos exércitos de César, a caçadas reais e aos amores clandestinos entre D. Pedro I e Inês de Castro. (Site da CM da Lourinhã: ver mais aqui)

 

A área inclui os aglomerados de Cesaredas, Reguengo Grande, Reguengo Pequeno, Moledo, Pena Seca e São Bartolomeu dos Galegos, todos no município da Lourinhã.

 

Fonte da imagem: Site da CM da Lourinhã

Visite-nos Facebook Twiter You Tube