A carregar...
Última actualização: 14-09-2018 Publicado a: 14-09-2018
Feed RSS
Plano de Ação da Estratégia do Atlântico

Plano de Ação da Estratégia do Atlântico

Em cooperação com os 5 países envolvidos a Comissão Europeia está a desenvolver o processo de revisão do Plano de Ação da Estratégia do Atlântico e neste âmbito estão a ser organizadas uma série de sessões de trabalho para promover a consulta sobre o futuro da Estratégia do Atlântico e correspondente Plano de Ação.


A sessão de trabalho em Portugal é organizada conjuntamente pela Comissão Europeia, através da Direção Geral de Assuntos Marítimos e Pescas, pelo Ministério do Mar de Portugal, através da Direção Geral de Política do Mar e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.


O evento terá lugar em Viana do Castelo no dia 28 de setembro de 2018, com um enfoque temático nas Energias Renováveis Marinhas e Portos como Polos da Economia Azul na área do Atlântico.


Na sessão de trabalho pretende-se recolher ideias concretas para iniciativas e ações conjuntas e colaborativas nos domínios em debate, contribuindo para o processo de revisão do atual Plano de Ação da Estratégia do Atlântico.


Serão ainda recolhidas ideias sobre como fomentar o envolvimento dos decisores regionais e locais na governação e implementação da Estratégia do Atlântico.


A consulta reunirá especialistas nacionais e internacionais que partilharão a sua visão e experiência nos domínios em debate

• Portos como Polos de economia azul,

• Lançamento de tecnologias inovadoras de energias renováveis marinhas no Atlântico,

• Portos e marinas inteligentes para fomentar a navegação de recreio, lazer e turismo costeiro,

• Aumento das competências e carreiras azuis através de uma maior cooperação entre a educação e a indústria e promoção da literacia dos oceanos na área do Atlântico.


Considerando a importância da contribuição de todas as partes interessadas para o processo de Revisão do Plano de Ação da Estratégia, a sessão plenária do evento, subordinada ao tema “Economia Azul em Portugal/Revisão do Plano de Ação da Estratégia do Atlântico”, que decorre entre as 9:15h e as 11:00h é de acesso ao público, devendo ser efetuada uma inscrição prévia através do preenchimento do seguinte formulário on-line: https://bit.ly/2wr3cvt, até 14 de setembro de 2018.

 

Destaca-se que a Estratégia Marítima da União Europeia para a Área do Atlântico (EMUEAA) foi adotada pela CE em 2011, no contexto da Política Marítima Integrada da UE e no seguimento da adoção de estratégias semelhantes para o mar Báltico, o oceano Ártico e o mar Mediterrâneo.

 

A Estratégia tem como objetivo principal criar emprego e um crescimento sustentáveis, explorando os desafios e oportunidades em domínios como o turismo costeiro e as pescas, as energias renováveis, a exploração dos recursos minerais presentes no fundo do mar e a biotecnologia marinha.


Com vista à sua operacionalização foi adotado, em maio de 2013, o Plano de Ação da Estratégia do Atlântico, que incentiva os 5 Estados-Membros (Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Irlanda) a trabalharem em conjunto, partilhando informação, custos, resultados e melhores práticas e procurando encontrar novos domínios de cooperação. Este Plano de Ação identifica os seguintes domínios prioritários para enfrentar desafios comuns:

1 - Promover o empreendedorismo e a inovação de diversas formas.

2 - Proteger, assegurar e desenvolver o potencial do meio marinho e costeiro do Atlântico.

3 - Melhorar a acessibilidade e a conectividade.

4 - Criar um modelo de desenvolvimento regional sustentável e socialmente inclusivo.

Pesquisar notícias:
Visite-nos Facebook Twiter You Tube