A carregar...
Última actualização: 23-09-2021 Publicado a: 23-09-2021
Feed RSS
Programa ECOXXI | Resultados 2021

Programa ECOXXI | Resultados 2021

Realizou-se no pretérito dia 22 de setembro, a Cerimónia do Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2021, evento onde foram divulgados os resultados das candidaturas dos municípios à Bandeira Verde ECOXXI 2021.


O ECOXXI é um Programa implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer os municípios que demonstram políticas e práticas de sustentabilidade em diversas temáticas, como a educação ambiental, cidadania, governança e participação pública, alterações climáticas, turismo sustentável, qualidade da água e do ar, ambiente sonoro, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território, emprego, entre outras.


A avaliação das candidaturas que integra a análise das respostas dos municípios a um conjunto de 22 indicadores de sustentabilidade, é desenvolvida por um conjunto de peritos que compõem a Comissão Nacional ECOXXI, da qual a CCDRLVT faz parte, a quem é reconhecida competência técnica e know-how em matéria de sustentabilidade.


A atribuição da bandeira verde ECOXXI é realizada quando a avaliação, relativa ao conjunto dos 22 indicadores de sustentabilidade que integram o Programa ECOXXI, atinge ou ultrapassa os 50%.


No presente ano foram apresentadas 58 candidaturas, provenientes de todas as regiões do país, das quais 54 municípios foram galardoados com a Bandeira Verde ECOXXI 2021.


As 13 candidaturas apresentadas pelos municípios da área de atuação da RLVT atingiram uma pontuação igual ou superior a 50% no conjunto dos 22 indicadores, tendo os municípios de Amadora, Cascais, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Oeiras, Ourém, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Torres Novas, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, sido distinguidos com a conquista do galardão Bandeira Verde ECOXXI 2021.


A síntese dos resultados está disponível na publicação TerrAzul.


Para mais informações clique AQUI.



Pesquisar notícias:
Visite-nos Facebook Twiter You Tube