A carregar...
Última actualização: 07-11-2018 Publicado a: 07-11-2018

Rio Sizandro

Tipo: Corredor Ecológico Secundário da Estrutura Regional de Proteção e Valorização Ambiental do OVT

 

Concelhos: Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras 

 

Descrição geral: Nasce em Satataria, no município de Sobral de Monte Agraço e atravessa este concelho de sul para norte, passando em vários pequenos aglomerados: Pêro Negro, Perna de Pau, Ponte Panasco e Gosundeira. No município de Torres Vedras, continua a seguir para norte passando por Feliteira, Dois Portos e Runa, após o que inflete para oeste atravessando a cidade de Torres Vedras e passando junto aos aglomerados de Ponte do Rol, Gibraltar, Ribeira de Pedrulhos, Bordinheira, Soito, Coutada, Figueiras e Foz, após o que desagua no atlântico, na praia Azul.

 

O território atravessado por este rio tem um cariz agrícola de policultura, sendo que a partir do aglomerado de Runa tem associada uma área agrícola de baixa aluvionar.

 

Na cidade de Torres Vedras, na margem direita deste rio, existe o Parque do Choupal, um importante espaço público de Torres Vedras, e zona envolvente, que foram requalificados. 

RioSizandrol

Ao desaguar, o rio forma um pequeno estuário, onde pode ser observada uma grande variedade de aves, que aqui se deslocam em busca de alimento e locais de nidificação. (Site da CM Torres Vedras). 

Visite-nos Facebook Twiter You Tube