A carregar...
Última actualização: 16-02-2017 Publicado a: 16-02-2017
Feed RSS

RLVT RICA

Enquadramento [porquê?]

 

No âmbito da implementação e execução do Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020 (PORL) e da Estratégia Regional de Especialização Inteligente de Lisboa, iniciou-se um longo processo de construção de redes colaborativas entre os stakeholders relevantes nos domínios prioritários dessa estratégia e a CCDR LVT. Através de sucessivas reuniões nas temáticas prioritárias da Região, foi acionada  uma metodologia de divulgação, concertação e articulação entre empresas, associações, centros de inovação e universidades, municípios e freguesias, com resultados muito significativos em áreas temáticas como a Saúde.

 

Neste momento, em que se inicia o período de maior exigência no quadro da execução do PORL, existe uma oportunidade para o alargamento das redes de beneficiários e entidades que foram participando nas diversas iniciativas promovidas (num total de 72 eventos entre 2014 e 2016).

 

Conceito [o quê?]

 

Nesse sentido, com o objetivo de acelerar a concretização de uma região RICA, orientada para o desenvolvimento Resiliente, Inteligente, Circular e Atrativo do território e da economia da Região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT), a CCDR LVT encontra-se a desenvolver uma plataforma colaborativa da Região, assente num processo de integração tecnológica.

 

Prosseguindo as estratégias delineadas para a RLVT, o desafio no atual quadro de mudança tecnológica já não será apenas “planear”, mas “fazer acontecer” e “assegurar resultados”.

Com este desígnio, CCDR LVT tem em preparação um programa e cronograma de ações a implementar, entre as quais a realização de encontros e seminários, que se pretende que constituam espaços abertos de partilha de visões, de experiências e de reflexão e debate das temáticas relevantes no âmbito dos desafios que se colocam, designadamente em matéria de Ambiente, de Urbanismo e de Ordenamento do Território, na transição para uma economia circular e para um território resiliente, inteligente e atrativo.

 

Objetivo [para quê?]

 

Esta plataforma colaborativa constitui-se ainda como um catalisador privilegiado para que a Região e os seus agentes possam vir a participar em redes europeias e em parcerias internacionais, com potencial de capacitação, de desenvolvimento e de atração de investimento na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

 

Esta plataforma consolida as nossas iniciativas anteriores e reforça as dinâmicas de execução do PORL, sendo geradora de mais investimento e mais emprego na Região.

 

Em breve faremos o lançamento do Portal em RLVTRICA.pt, onde acolheremos informação sobre desenvolvimento regional, redes de parcerias ou projetos inovadores. Se está interessado em integrar desde já a nossa rede de parceiros para uma região RICA, inscreva-se aqui.

Pesquisar notícias:
Visite-nos Facebook Twiter You Tube