A carregar...
Última actualização: 07-11-2018 Publicado a: 07-11-2018

Serra da Carregueira

SerradaCarregueiraTipo: Área Estruturante Secundária da Rede Ecológica Metropolitana

 

Concelhos: Sintra 


Descrição geral: A Serra da Carregueira localiza-se grosso modo entre as povoações de Almargem do Bispo (Norte) e Belas (Sul). Integra uma diversidade de biótopos e comunidades vegetais espontâneas, destacando-se as de terrenos derivados de calcários e de arenitos e conglomerados cretácicos. A matriz da paisagem vegetal é dominada por tojais e carrascais, nuns casos de solos ácidos noutros de solos básicos. Esta vegetação encontra-se em diversos estádios sucessionais, sobretudo em resultado da condução dos povoamentos florestais existentes e de, na separação das grandes manchas formadas pelos matos, ocorrer também vegetação de linhas de água, onde pontificam por vezes elementos de porte arbóreo. A serra da Carregueira tem tido pequeno impacto das actividades humanas pelo que o estado de conservação dos elementos biológicos presentes é globalmente notório.

 

Esta área apresenta uma notável riqueza ecológica, derivada da sua diversidade ambiental, elevado grau de conservação dos seus valores ecológicos mais relevantes e situação biogeográfica. Possui uma importância estratégica fundamental, ao estabelecer a continuidade ecológica entre a área designada por Vulcões de Mafra, Sintra e Loures e a área ecológica de relevância regional já no perímetro urbano mais denso de Lisboa, a Serra de Carnaxide.

 

Destaca-se pelos seus solos de reacção ácida e por um tipo de vegetação acidófila onde ocorrem plantas raras, designadamente Ionopsidium acaule, Cirsium spp., Euphorbia transtagana, Thymus villosus subps. villosus, Quercus broteroi. No fundo dos vales ao longo das linhas de água, é frequente encontrar ainda associado aos carvalhais e carvalhais/sobreirais a já rara Celtis australis. Nos terrenos derivados de calcários compactos ocorrem extensos e diversificados carrascais onde ocorre a planta protegida Silene longicilia.

 

 

Visite-nos Facebook Twiter You Tube