A carregar...
Última actualização: 07-11-2018 Publicado a: 07-11-2018

Várzea de Loures/Vialonga

VárzeadeLoures-Vialonga1Tipo: Área Estruturante Secundária da Rede Ecológica Metropolitana

 

Concelhos: Loures e Vila Franca de Xira


Descrição geral: Localiza-se na margem direita do Estuário do Tejo, na zona central-sul do concelho de Loures, estendendo-se até ao limite sudoeste do concelho de Vila Franca de Xira. Estas áreas, se bem que de interesse para o ambiente, em particular para a preservação dos recursos do solo e da água, são fundamentalmente áreas de excelência para a produção e desenvolvimento agrícola, integrando o aproveitamento hidroagrícola de Loures.

 

VárzeadeLoures-Vialonga2É uma paisagem caracterizada pela presença de uma área agrícola extensa nos terrenos aluvionares do rio Trancão, sobre a influência da entrada de águas salobras provenientes do Estuário do Tejo. As vertentes rochosas que acompanham o curso de água são ocupadas por matagais densos de carrasco e zambujeiro. Inclui também áreas de caniçal e sedimentos entre-marés, habitats importantes para várias espécies de aves aquáticas.

 

Na Várzea de Loures assume grande relevância o Paul das Caniceiras, uma área alagadiça com cerca de 14,6 ha, localizada nas proximidades do núcleo antigo de Santo Antão do Tojal. Para além da ocorrência de várias espécies de aves, o paul é importante devido à presença da boga de Lisboa, uma espécie recentemente descrita e com uma distribuição limitada ao rio Trancão e ribeira de Rio Maior

 

 

Visite-nos Facebook Twiter You Tube