Reunião da Rede Metropolitana de Parques Agroalimentares em Palmela

Teve lugar na Courela dos Pegos Bio (em Palmela) uma reunião da Rede de Parques Agroalimentares da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

A reunião serviu, sobretudo, para discutir o plano de ação da rede para 2022, que prevê a realização de reuniões mensais, de uma forma descentralizada, para partilha de experiências, soluções e dúvidas entre todos os parceiros.

A Rede Metropolitana de Parques Agroalimentares surgiu por iniciativa de um conjunto de atores locais, regionais e nacionais que, entre 2019 e 2021, se constituíram como um grupo de trabalho que estabeleceu o âmbito de atuação e uma visão estratégia para a próxima década no âmbito do Projeto ROBUST.

A rede é constituída por cerca de duas dezenas instituições, entre autarquias, organismos da administração central e regional, academia, associações de desenvolvimento local e empresas, que partilham uma visão para a transição alimentar na área metropolitana de Lisboa.

A CCDR LVT integra a estrutura de coordenação com a Área Metropolitana de Lisboa e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Procura-se com esta rede implementar uma visão para a transição alimentar na região, com o objetivo de assegurar 15% do seu aprovisionamento alimentar até 2030.

Com este projeto materializa-se uma componente da Estratégia Regional Lisboa AML 2030, integrando conceitos inovadores associados ao planeamento e ordenamento dos territórios metropolitanos, ao desenvolvimento económico do tecido empresarial regional associado à produção, logística, comercialização, e outras áreas paralelas, à promoção da capacitação dos atores metropolitanos… e à incorporação de princípios e boas práticas associadas à transição alimentar nos acordo-quadro que a AML elabora no âmbito do provimento de refeições escolares a nível metropolitano.

Também a Estratégia Regional de Especialização Inteligente de Lisboa (RIS3 Lisboa 2021-2027) encontra neste projeto uma oportunidade para a concretização do Domínio de Especialização Agroalimentar, uma vez que a Rede contribuirá para “afirmar a Região como centro de soluções integradoras na produção de alimentos, com enfoque na sustentabilidade, potenciada através de parcerias inovadoras (…).”

Através desta rede, pretende-se ainda promover a identificação de oportunidades de financiamento que possam apoiar os parceiros desta Rede na transição alimentar metropolitana e desenvolver uma Estratégia Alimentar Metropolitana.

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: