Centro Qualifica AP da CCDR LVT

Uma oportunidade para a qualificação escolar e/ou profissional dos trabalhadores/as da Administração Pública da Região de Lisboa e Vale do Tejo


O Centro Qualifica AP da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), com vocação territorial, foi criado por Despacho conjunto dos Gabinetes das Ministras da Modernização do Estado e da Administração Pública e da Coesão Territorial e dos Secretários de Estado Adjunto e da Educação e Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional n.º 12126/2021, publicado em Diário da República, n.º 240, 2.ª série, de 14 de dezembro.

A criação deste Centro, sediado na CCDR LVT, inscreve-se numa lógica de descentralização do Programa Qualifica AP. Trata-se de um Centro vocacionado para o reforço das qualificações e competências dos trabalhadores/as da Administração Pública da Região de Lisboa e Vale do Tejo, que potenciem o desenvolvimento dos seus percursos profissionais, possibilitando a sua integração em respostas de qualificação mais ajustadas aos organismos e entidades da Administração Central e Local.

O Programa Qualifica AP, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 32/2019, de 14 de fevereiro, permite às trabalhadoras e trabalhadores:

  • Obter uma certificação escolar de nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou de nível secundário (12.º ano) e/ou uma certificação profissional através de percursos de educação e formação de adultos, de processos de RVCC ou através de outras modalidades de qualificação de adultos;
  • Definir um percurso de qualificação ajustado às suas necessidades;
  • Registar no Passaporte Qualifica o respetivo percurso de qualificação e correspondentes créditos que podem ser usados na obtenção da qualificação desejada ou em futuras qualificações.

Está prevista a possibilidade de atribuição de um incentivo de natureza financeira aos adultos que obtenham uma certificação escolar ou profissional no âmbito do RVCC – acelerador qualifica.

A 22 de fevereiro de 2022, foi assinado o contrato entre o Instituto Nacional de Administração I.P. (INA) e a CCDR LVT, para o financiamento, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), deste novo Centro Qualifica AP, que deverá qualificar 2.631 trabalhadores/as até ao final do primeiro trimestre de 2026

Contacte-nos para informações ou inscrições: ccdrlvt.ap@centroqualifica.gov.pt

Consulte ainda:

Centro Qualifica AP CCDR LVT | FORMADORES

TORVC | Centro Qualifica AP CCDR LVT (recrutamento até 22/07/2022)

TORVC – Centro Qualifica AP CCDR LVT

Rodape Qualifica

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Tags relacionados