Sessão de apresentação da FoodLink – Rede para a Transição Alimentar na AML | 7 junho 2022

Os sistemas alimentares têm vindo a ganhar destaque na agenda política internacional como resposta ao contexto global de crise económica, climática, pandémica e, mais recentemente, geoestratégica. Uma vez que o território da AML ainda não integra o planeamento alimentar nas suas políticas de ordenamento do território e de desenvolvimento territorial, rumo a um sistema alimentar sustentável, resiliente e economicamente dinâmico, considera-se fundamental que tal ocorra, para o que se espera que a rede possa dar contributo.

A FOODLINK – Rede para a Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa, cujo período de incubação decorreu entre 2019 e 2021 no âmbito do Projeto ROBUST, é definida como um conjunto diverso de territórios, iniciativas e atores da AML que têm como objetivo o planeamento e a gestão do seu sistema alimentar.

A Visão da FOODLINK – Rede para a Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa para 2030, prevê que possam ser assegurados cerca de 15% do aprovisionamento alimentar da área metropolitana, tendo por base:

• modos de produção sustentáveis, onde se incluem a produção biológica, a proteção integrada e a agroecologia;
• soluções inovadoras, nomeadamente no âmbito da gestão da água para regadio, na redução de fitofármacos, na conservação do solo e na adaptação climática;
• redes de distribuição de baixo carbono e em circuitos alimentares de proximidade que cumpram com os critérios de inclusão e segurança alimentar.

Os produtos da FOODLINK – Rede para a Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa estarão disponíveis e acessíveis para o consumo alimentar responsável de todos os cidadãos da área metropolitana e serão uma mais-valia para a promoção de um turismo responsável e ético.  A FOODLINK – Rede para a Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa oferece oportunidades de recreio e de turismo gastronómico e cultural em todo o seu território, constituindo-se como uma iniciativa inovadora que contribui para a valorização socio ecológica e económica da AML e para o fortalecimento das sinergias urbano-rurais.

Deste modo gostaríamos de vos convidar para a sessão de lançamento desta rede que irá decorrer no dia 7 de junho de 2022, entre as 14:30h e as 17:00h, e terá lugar nas instalações da Área Metropolitana de Lisboa (Rua Cruz de Santa Apolónia, 23, 25, 25A).

As inscrições deverão ser feitas através do seguinte link: https://forms.office.com/r/2kREQzaH1q

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: