CCDR LVT marcou presença na 50ª Assembleia Geral da Conferência das Regiões Marítimas Periféricas (CRMP)

A CCDR LVT, a CCDR N, a CCDR Alentejo, as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira marcaram presença na 50ª Assembleia Geral da Conferência das Regiões Marítimas Periféricas (CRMP) que decorreu na passada semana em Creta, na Grécia.

Esta participação deixou clara a determinação Portuguesa em trabalhar, em cooperação, para encontrar estratégias que permitam superar os atuais desafios que, sendo de escala global, impactam regional e localmente. O Brexit, o COVID 19 e agora a Guerra na Europa ameaçam a qualidade de vida, a prosperidade e a segurança dos territórios que, aqui reunidos, discutiram os constrangimentos e as oportunidades com que se deparam. A participação nos debates dedicados aos temas da Coesão, dos Transportes, do setor Marítimo, do Clima, da Energia e da Migração, permitiu identificar interesses comuns em torno destes assuntos e também perspetivar uma convergência de esforços quer na procura de caminhos para a transição verde e digital quer, na identificação de sinergias para um melhor aproveitamento dos fundos e recursos da União Europeia.

A CCDR LVT assume, por um 2º mandado a decorrer entre 2022 e 2024, a 1ª Vice-Presidência da Comissão do Arco Atlântico (CAA), que reúne as Regiões da CRMP banhadas por este Oceano e coordena o Grupo de Trabalho da Estratégia Atlântica, onde se trabalha por um desenvolvimento territorial equilibrado.

O Embaixador da Ukrania na Grécia, Sergii Shutenko, foi convidado e partilhou com emoção o que o seu povo está a passar e a sua determinação em vencer. Os membros Europeus discutiram a contribuição das regiões europeias para a reconstrução e assistência ao seu País e foi-lhe dedicado um momento solene com a passagem do hino, ouvido em absoluto silencio pelas mais de 120 pessoas, em pé, que enchiam a sala de trabalhos. Mais informação  AQUI.

Última actualização:

Publicado a: