Programa ECOXXI | Resultados 2022

Realizou-se no dia 27 de outubro a Cerimónia do Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2022, no Fórum Cultural de Ermesinde, em Valongo, evento onde foram divulgados os resultados das candidaturas dos municípios à Bandeira Verde ECOXXI 2022.

O ECOXXI é um Programa implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer os municípios que demonstram políticas e práticas de sustentabilidade em diversas temáticas, como a educação ambiental, cidadania, governança e participação pública, alterações climáticas, turismo sustentável, qualidade da água e do ar, ambiente sonoro, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território, emprego, entre outras.

A avaliação das candidaturas que integra a análise das respostas dos municípios a um conjunto de 22 indicadores de sustentabilidade, é desenvolvida por um conjunto de peritos que compõem a Comissão Nacional ECOXXI, da qual a CCDR LVT faz parte, a quem é reconhecida competência técnica e know-how em matéria de sustentabilidade.

A atribuição da bandeira verde ECOXXI é realizada quando a avaliação, relativa ao conjunto dos 22 indicadores de sustentabilidade que integram o Programa ECOXXI, atinge ou ultrapassa os 50%.

Em 2022 foram apresentadas 59 candidaturas provenientes de todas as regiões do país, sendo que 54 municípios foram galardoados com a Bandeira Verde ECOXXI 2022, dos quais 13 pertencentes à área de atuação da RLVT, tendo os municípios de Torres Vedras, Oeiras e Sintra feito parte do “TOP 10”.

Foram também distinguidos com a conquista do galardão Bandeira Verde ECOXXI 2022 os municípios de Amadora, Cascais, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Ourém, Sesimbra, Setúbal, Torres Novas e Vila Franca de Xira.

No link https://ecoxxi.abae.pt/municipios-ecoxxi-2022/ pode ter acesso à síntese dos resultados.

Para mais informações consulte https://ecoxxi.abae.pt

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Tags relacionados