AML Alimenta

A CCDR LVT marcou presença no lançamento do Projeto “AML Alimenta”, que decorreu na manhã de dia 12 de abril na Biblioteca Municipal de Palmela, onde Carlos Pina, Diretor de Serviços do Ordenamento do Território, falou da Estratégia Alimentar Metropolitana, produto da FOODLINK – Rede para a Transição Alimentar na AML, referindo ainda as oportunidades de financiamento que o novo período do Programa Regional de Lisboa 2021-2027 aporta à Região de Lisboa nas temáticas relacionadas com a Alimentação, salientando que, não se focando nas dimensões apoiadas pelo setor da agricultura, serão complementares.

Num encontro que teve sala cheia, ficaram as ideias gerais deste Projeto nascido de uma parceria entre a A2S, a ADREPES, a AML e a DRAPLVT. Sendo financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), concorre para os objetivos do Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), do Ministério da Agricultura e Alimentação, apresentado aqui por Artur Gregório da Associação Federação Minha Terra. Este salientou o foco na literacia alimentar, na dieta mediterrânica, na produção e no consumo de proximidade ou mesmo na redução do desperdício e ainda o trabalho das Parcerias PNAES dando como exemplos a criação de conteúdos para a Plataforma Colaborativa pratocerto.pt, o Guião de Educação Alimentar, o Livro ‘O Prato Certo’, o Observatório e a Rede Nacional para Alimentação.

O encontro contou na abertura com Gonçalo Rodrigues, Secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Amaro, Presidente da Câmara Municipal de Palmela e Joaquim Carapeto, Presidente da Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, ADREPES. Participaram ainda como oradores Márcia Mendes, diretora executiva da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, A2S, Isabel Palma, Vogal da estrutura de missão para a gestão do PEPAC no continente e Filipe Ferreira, Secretário Metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa que assegurou o encerramento dos trabalhos.

AML Alimenta 12 abr2023.png

AML Alimenta 12abr2023

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: