Assembleia Participativa: Presidente da CCDR LVT destaca importância de projetos desenvolvidos na região para o combate às desigualdades

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT) sublinhou, na Assembleia Participativa da Região LVT, que teve lugar na passada semana, a importância dos projetos desenvolvidos na região para alcançar os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e em especial o ODS 10, que visa reduzir as desigualdades. As declarações de Teresa Almeida surgiram no âmbito de um périplo de Assembleias Participativas, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros, em coorganização com as Comissões de Coordenação Regionais, envolvendo num debate construtivo os atores territoriais, cuja missão, projetos e iniciativas contribuem para alcançar as metas dos ODSs.

Este encontro, que decorreu dia 29 de março, na Biblioteca Municipal de Palmela, juntou a CCDR LVT, o Governo, organizações não-governamentais, associações de trabalhadores, de entidades patronais, de voluntários e de apoio social, bem como representantes de empresas e da indústria, da comunidade científica e tecnológica e da juventude.

O evento, moderado pela jornalista Fernanda Freitas, foi marcado pela presença da Ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, e da Presidente da CCDR LVT, Teresa Almeida, estando em representação do município acolhedor Luís Miguel Oliveira Calha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Palmela.

As entidades presentes partilharam testemunhos, experiências, competências e expectativas relativamente ao trabalho que têm vindo a desenvolver, em particular no quadro do combate às desigualdades, que numa região marcadamente metropolitana, ganham maior expressão.

Teresa Almeida salientou a importância de fazer parte desta iniciativa do Governo, ajudando ao seu êxito pela mobilização do interesse de todos os que marcaram presença, conseguindo-se uma sessão amplamente participada: “Todos têm histórias para contar e questões importantes para abordar neste contexto e era isso que se pretendia ouvir para se poder melhorar, sendo a principal motivação falar das questões sociais”, afirmou a presidente da CCDR LVT.

Nesta sessão foi possível perceber a riqueza de abordagens e a diversidade de projetos, que decorrem já no terreno, importando agora encorajar, replicar e densificar.

Na sequência desta Assembleia Participativa da Região de Lisboa e Vale do Tejo, o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, visitou a Quinta da Várzea, onde decorre um projeto conjunto inovador do Estabelecimento Prisional de Setúbal, que representa um excelente exemplo das iniciativas que decorrem na Região LVT, com resultados muito positivos, neste caso no âmbito da promoção da reinserção social na vida ativa. Na visita participaram ainda o Secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares; o subdiretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, João Henriques d’Oliveira; o Diretor Regional Adjunto, Rui Hipólito; e o Delegado Regional da Península de Setúbal da DRAP LVT, João Faria.

AssembleiaMunicipal marco2023

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Tags relacionados

ODS