Conheça o SMARTDEC (Smart Clusters for Maritime Decarbonisation)

Em julho 2023 a CCDR LVT, I.P. anunciou a aprovação da candidatura do Projeto SMARTDEC ao financiamento INTERREG ESPAÇO ATLÂNTICO.

Sendo a CCDR LVT, I.P. Parceira Associada deste Projeto é com entusiasmo que anunciamos o arranque, que acontecerá em Bruxelas no próximo dia 6 de março, dos trabalhos de Cooperação Europeia que vão decorrer no seu âmbito e que se focam nas prioridades da INOVAÇÃO AZUL e da COMPETITIVIDADE.  

O Projeto vai desenvolver e potenciar as capacidades de Investigação, de Inovação e de absorção de Tecnologias Avançadas pelo setor, através de processos de pesquisa e inovação, transferência de tecnologia e cooperação entre empresas, centros de pesquisa e universidades, com foco na baixa economia do carbono, resiliência e adaptação às mudanças climáticas.

Sendo liderado pelo Pole de Mer Bretagne,  de Portugal são ainda Parceiros a Universidade de Aveiro, a Fórum Oceano e o Sines Tecnopolo e vai ser criada uma REDE especial para a DESCARBONIZAÇÃO do SETOR MARITIMO (Pescas e Portos) no ATLÂNTICO e produzido o mapeamento e avaliação ambiental, social e económica das inovações tecnológicas existentes neste domínio.

Trata-se de um Projeto de Cooperação Europeia que para além da Região de Lisboa conta com o apoio das Regiões Atlânticas de França, Espanha e Irlanda, angariando ainda, em Portugal, o interesse da Direção Geral de Politica do Mar (DGPM), da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), da DOCAPESCA e do PORTO DE AVEIRO.

Cabe-nos dar visibilidade e envolver os nossos stakeholders, divulgando resultados, envolvendo as redes de agentes em ações piloto e utilizando os resultados do projeto para alimentar estratégias futuras, pelo que esperamos ter um amplo interesse no acompanhamento do seu desenvolvimento.

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: