Dia da Europa – Celebrar a União, construir o Futuro

O Dia da Europa, celebrado anualmente a 9 de maio, marca o aniversário da Declaração Schuman de 1950, que lançou as bases para a União Europeia tal como a conhecemos hoje. Mais do que nunca, importa recordar como desígnio de paz, de união e da cooperação entre os países europeus, valores conquistados após duas grandes guerras com forte impacto no continente. Porém, o Dia da Europa não deve ser visto somente como uma comemoração histórica, mas acima de tudo como uma ocasião para refletirmos sobre o futuro do projeto europeu.

Atualmente, a União Europeia enfrenta desafios complexos, que incluem a guerra e as tensões geopolíticas, a consequente crise energética e a sua dependência de fontes externas, bem como a emergência climática e da escassez de recursos. Enfrentar estes problemas exige respostas rápidas e eficazes, através de uma ação coordenada, sustentada por uma visão estratégica comum e alicerçada no compromisso solidário entre todos os Estados-membros.

Um dos instrumentos mais valiosos dessa solidariedade europeia são as estratégias concretizadas por fundos europeus, que ao longo dos anos têm sido motores de desenvolvimento, coesão e inovação, desencadeado requalificação de infraestruturas, fortalecimento da economia, criação de emprego, apoio às empresas e, no geral, transformação de regiões.

Na Região de Lisboa (AML), vemos o resultado concreto desta cooperação nas escolas renovadas, nas unidades de saúde com melhores equipamentos, nas cidades mais verdes, na requalificação e preservação do património cultural e natural e nos empreendedores que abraçam novas oportunidades.

Por esta razão, podemos afirmar com toda a convicção que os fundos europeus são vidas transformadas.

Neste dia, reafirmamos o nosso compromisso com este projeto comum que ultrapassa fronteiras e investe nas pessoas. Celebramos o que já conseguimos e renovamos a nossa ambição de continuar a construir, em conjunto, um futuro mais justo, próspero e solidário para todos.

Viva a Europa.

Juntos, construímos uma Europa mais forte, mais unida e mais preparada para o futuro.

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Tags relacionados