2.ª edição do programa LVT +Cultura apoia 78 entidades culturais com 375 mil euros

A CCDR Lisboa e Vale do Tejo, I. P. vai apoiar 78 entidades culturais não profissionalizadas da região com um montante global de 375 mil euros, no âmbito da 2.ª edição do programa LVT +Cultura.

O apoio foi formalizado hoje, numa cerimónia pública realizada em Torres Vedras – no Centro de Artes e Criatividade – onde foram formalizados os contratos de atribuição de apoio financeiro entre a CCDR LVT, I.P. e as 78 entidades contempladas nesta 2.ª edição do programa LVT +Cultura.

O ano de 2025 marca um reforço da dotação financeira do concurso (mais 75 mil euros do que em 2024), um aumento do número de candidaturas (um total de 175), relativamente ao ano transato, e também do número de estruturas apoiadas (de 62 em 2024 para 78 em 2025).

Das 78 entidades associativas/recreativas/patrimoniais, sediadas na Região de Lisboa e Vale do Tejo, agora apoiadas, mais de metade, 48 estruturas, pela primeira vez recebem apoio via LVT +Cultura para a implementação dos seus projetos. Assim, por um lado, constata-se uma dimensão de consolidação do apoio da CCDR LVT, I.P. a diversas entidades que desenvolvem, de modo contínuo, um trabalho regular dotado de qualidade, consistência e impacto nos seus territórios/comunidades, e, por outro, regista-se, em mais de metade dos casos, uma notória ampliação, renovação e diversificação do tecido cultural apoiado.

Para a Presidente da CCDR LVT, I.P., Teresa Almeida: “este programa é mais do que financiamento: é uma aposta na autonomia, criatividade e sustentabilidade das entidades culturais que operam junto das comunidades. É também uma afirmação do papel da CCDR LVT como parceiro ativo e atento — não apenas na gestão de fundos, mas na construção de políticas públicas próximas e com impacto real”.

Nesta edição do programa LVT +Cultura serão apoiadas 33 candidaturas oriundas da Grande Lisboa, 15 da região do Oeste, 11 do Médio Tejo e 11 da Península de Setúbal, e 8 da região da Lezíria do Tejo, registando-se uma ampla disseminação territorial a nível do impacto do programa e um aumento dos projetos apoiados em cada uma destas regiões relativamente a 2024.

Os concelhos com mais candidaturas contempladas são: Lisboa (14), Torres Vedras (7), Santarém (5), Caldas da Rainha (5), Mafra (5), Sesimbra (5) e Tomar (4). Estes resultados, em termos geográficos, refletem também o trabalho intensivo que foi desenvolvido em 2024-2025 pela CCDR LVT, I.P. em vários destes territórios em termos de sensibilização e capacitação dos seus agentes culturais.

No que toca às tipologias de apoio, o programa irá contemplar 33 projetos na vertente da criação/produção, 18 na dimensão da programação/difusão, 12 no campo da formação/capacitação, 10 na componente da edição e 5 na dimensão – lançada pela primeira vez no concurso de 2025 – da comunicação/digitalização. Também aqui, a nível das diversas tipologias, existiu um crescimento do número de projetos apoiados face a 2024.

Quanto às áreas disciplinares/temáticas previstas, a mais apoiada será a das artes performativas, com 36 projetos, seguindo-se o cruzamento disciplinar com 22 propostas e, a maior distância, os campos das artes visuais (7), livro/literatura (7) e património cultural imaterial (6).

Teresa Almeida afirmou o compromisso de “continuar a melhorar o programa, a ouvir quem está no terreno, a adaptar os mecanismos às reais necessidades de quem faz cultura todos os dias — mesmo, e sobretudo, fora dos grandes palcos ou circuitos institucionais”.

Para mais informações, os interessados podem contactar a CCDR LVT, I.P. através da sua Unidade de Cultura: tel. 213837132 (ext. 3302) ou apoiocultura@ccdr-lvt.pt

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Tags relacionados