A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I. P., em articulação estratégica com as autarquias da Lezíria do Tejo, vai dinamizar, no âmbito do seu programa estratégico LVT Capacita, um conjunto de nove ações de capacitação cultural nos concelhos de Azambuja, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, a realizar durante os meses de setembro e outubro deste ano.
Este ciclo insere-se numa lógica de descentralização e proximidade territoriais, atendendo às novas competências da CCDR Lisboa e Vale do Tejo, I. P. nos campos da cultura e património, priorizando, neste timing, a região da Lezíria do Tejo. Em 2024, nesta zona, já tinham sido contemplados com ações formativas de índole cultural os concelhos da Chamusca e Coruche, num ciclo que, então, incidiu, como prioridade estratégica, nos territórios de baixa densidade da região de Lisboa e Vale do Tejo.
A ação a realizar nestes nove municípios da Lezíria do Tejo é dedicada às temáticas das oportunidades de financiamento cultural e artístico público e privado nos planos local, regional, nacional e europeu, à conceção de iniciativas/projetos culturais, à submissão de candidaturas a programas de apoio e à vertente da comunicação e mediação culturais.
Esta ação formativa pretende igualmente sensibilizar as estruturas culturais e artísticas deste território para uma atempada preparação e maior adesão à 3.ª edição do programa LVT +Cultura, a lançar em 2026. No âmbito deste programa, em 2024, a CCDR LVT apoiou três projetos culturais na região da Lezíria do Tejo, num montante total de 14.750 de Euros, tendo esses números aumentado em 2025, desta vez com 8 projetos contemplados e uma verba global associada de 38.435 de Euros.
O acesso a esta ação é livre e gratuito, requerendo inscrição prévia. O módulo em causa tem a duração total de seis horas (em formato intensivo), confere certificado de participação e a lotação máxima por sessão é de 50 participantes. O público-alvo abrange associações, cooperativas, fundações, grupos informais e outros agentes (profissionalizados ou não) do setor cultural e criativo, incluindo também dirigentes e técnicos das autarquias ligados às áreas da cultura, património e turismo.
Para mais informações, os interessados devem consultar os canais de comunicação da CCDR Lisboa e Vale do Tejo, I. P. (https://www.ccdr-lvt.pt/formacao/lvt-capacita/), usando os seguintes contactos para a inscrição na ação em causa: 213837100 (ext.3302) / apoiocultura@ccdr-lvt.pt
Calendário:
Setembro
Dia 20: Azambuja (Auditório Municipal Páteo do Valverde)
Dias 22 e 23: Alpiarça (Auditório Mário Feliciano – Biblioteca Municipal de Alpiarça)
Dias 24 e 25: Benavente (Auditório do Palácio do Infantado, em Samora Correia)
Dia 27: Salvaterra de Magos (Auditório do Mercado de Cultura, em Marinhais)
Dias 29 e 30: Almeirim (Salão Nobre da Câmara Municipal)
Outubro
Dia 4: Cartaxo (Auditório Quinta das Pratas)
Dia 18: Santarém (Casa do Brasil)
Dias 20 e 21: Rio Maior (Centro de Negócios e Investimento)
Dias 27 e 28: Golegã (Auditório Ricardo Magalhães – Edifício Equuspolis)
