A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo; I.P. (CCDR LVT, I.P.) inicia, no dia 30 de setembro, um novo ciclo de conferências e masterclasses dedicado à inovação e criatividade, com a participação de oradores nacionais de reconhecido mérito. A sessão inaugural decorre no auditório da sede da instituição e tem como convidado o investigador José Carlos Mota, da Universidade de Aveiro.
Sob o título “Inovação Cidadã em Portugal: desafios e lições dos laboratórios cívicos”, a conferência terá início às 14h30, é aberta ao público e de entrada livre, mediante inscrição prévia até 28 de setembro, através do email apoiocultura@ccdr-lvt.pt
Durante a manhã do mesmo dia, entre as 10h e as 13h, o mesmo orador dinamiza uma masterclass sobre “Laboratórios de Inovação Cidadã”, dirigida a profissionais da área do desenvolvimento regional/local e da gestão autárquica e associativa.
Este ciclo insere-se na política da CCDR LVT, I.P. de valorização e promoção de um desenvolvimento regional coeso, sustentável e participado, através da aposta na reflexão crítica, no debate qualificado e na capacitação dos agentes do território em torno de temas estratégicos. Em outubro e novembro, a nova rubrica continuará, no formato duplo de conferência e masterclass, com novos convidados e temáticas, os quais serão oportunamente divulgados.
José Carlos Mota é Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro e investigador do GOVCOPP. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro e Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Universidade do Porto. Foi o Diretor do Mestrado em Planeamento Urbano e Regional (2016-2020). Criou o Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas premiado com a distinção Cooperação UA2023. Tem estado envolvido em vários projetos de investigação nacionais e internacionais sobre planeamento participativo de base territorial, e tem vindo a dinamizar várias iniciativas cívicas em prol das cidades e da cidadania. A 1 de outubro deste ano é lançada a sua obra A participação cívica em Portugal, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (coleção “Ensaios da Fundação”).
