Requalificação da Escola Secundária José Augusto Lucas arranca com acompanhamento da CCDR LVT

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR LVT, I.P.) acompanhou, em Oeiras, o arranque da empreitada de requalificação da Escola Secundária José Augusto Lucas, um investimento de cerca de 11 milhões de Euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa Escolas.

A sessão contou com a presença do Ministro da Educação, Fernando Alexandre, do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e da Presidente da CCDR LVT, Teresa Almeida, entre outros representantes institucionais, que sublinharam a importância desta intervenção para a comunidade escolar e para a valorização da rede pública de ensino.

Enquanto representante da entidade que faz a avaliação destas candidaturas, a Presidente da CCDR LVT, I.P. relembrou, no seu discurso, a “aprovação rápida” e o trabalho desenvolvido na gestão das 24 candidaturas aprovadas na região, num montante global de cerca de 174 milhões de Euros, “das quais a Escola José Augusto Lucas é um dos investimentos mais relevantes”. Teresa Almeida enfatizou que, no final de agosto, a execução financeira “atingia já os 68,6 milhões de Euros pagos, correspondendo a uma taxa de execução de 40%, valor que supera a média nacional”.

Para o Presidente do Município, este género de intervenções no parque escolar são a pedra angular no desenvolvimento de um concelho que, sustenta o autarca, tem vindo a fazer uma aposta contínua no apoio aos jovens, especialmente aos das famílias mais carenciadas, que queiram frequentar o ensino superior.

Já o Ministro da Educação anunciou um pedido de empréstimo do Governo de mil milhões de Euros para investir na requalificação do parque escolar nacional, mais concretamente em 500 escolas, num plano que, numa primeira fase, pretende resolver os problemas pendentes das 320 escolas consideradas como muito urgentes.

O Programa Escolas foi criado para assegurar a requalificação de infraestruturas do ensino básico e secundário, identificadas em articulação entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

A intervenção em Oeiras prevê uma requalificação profunda da Escola Secundária José Augusto Lucas, garantindo melhores condições de aprendizagem, maior eficiência energética e acessibilidade, alinhadas com os objetivos da transição verde e digital.

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Tags relacionados