Presidente da CCDR LVT destaca papel decisivo da futura Macrorregião Atlântica na Assembleia Geral do Arco Atlântico

A Presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR LVT) e Primeira Vice-Presidente da Comissão do Arco Atlântico (CAA), Teresa Almeida, marcou presença na 53.ª Assembleia Geral da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM), realizada em Barcelona esta semana, entre 19 e 22 de novembro.

Durante a Assembleia Geral do Arco Atlântico, Teresa Almeida centrou a sua intervenção nos progressos e no momento estratégico que a criação da Macrorregião Atlântica atravessa, destacando tratar-se de uma oportunidade única para reforçar a cooperação territorial e a competitividade do espaço atlântico europeu. A Presidente expressou “satisfação nos avanços no projeto de criação da Macrorregião desde a última reunião”, sublinhando que “vivemos uma fase decisiva” para a consolidação deste projeto político e territorial e de afirmação junto das instituições europeias.

Na sua intervenção, destacou também o papel central do conhecimento e da colaboração entre territórios: “As universidades têm um papel decisivo e compete agora às regiões garantir que esta colaboração gera impacto concreto no território, que se liga à economia e às comunidades, traduzindo-se em desenvolvimento e coesão territorial”, referiu.

Com foco na inovação e no reforço dos ecossistemas regionais, Teresa Almeida apresentou ainda uma proposta para a criação de uma feira atlântica de inovação que valorize os ecossistemas científicos, tecnológicos e empresariais, sublinhando, ao mesmo tempo, o compromisso da CCDR LVT com esta agenda estratégica ao afirmar que “a região de Lisboa e Vale do Tejo, pela sua natureza empreendedora e atlântica, tem apostado na inovação e está, como sempre, disponível e empenhada para trabalhar nesta concretização”.

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: