Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, vai ser Requalificado com Verbas do PRR

No dia 6 de outubro teve lugar a assinatura do auto de consignação da empreitada de requalificação do Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, no valor de 410 mil euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.

Este investimento, na Região de Lisboa e Vale do Tejo, «ocupa no panorama museológico nacional uma centralidade invulgar», já que foi o primeiro edifício projetado e construído de raiz como museu, em 1933, por iniciativa da sociedade civil, e integra o maior núcleo reunido de obras de pintura e escultura do seu patrono.

A obra, destina-se, em primeiro lugar, a corrigir fragilidades identificadas na cobertura e no sistema de drenagem de águas pluviais, responsáveis por infiltrações que põem em causa a conservação do acervo, incluindo, em segundo lugar, trabalhos de conservação e desinfestação preventiva dos materiais da reserva do museu e reparação dos sistemas eletromecânicos.

A Cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, tendo contado com a presença de Teresa Almeida, Presidente da CCDR LVT.

Na sua intervenção, Isabel Cordeiro salientou, “Esta requalificação irá potenciar ainda mais o lugar central que este museu ocupa, estimulando a curiosidade e o diálogo com os diferentes públicos, mas também o seu posicionamento estratégico na região, no território e na afirmação dos museus enquanto lugares de conhecimento e bem-estar”.

Inauguração Museu malhoa
Isabel Cordeiro, Secretária de Estado da Cultura e Teresa Almeida, Presidente da CCDR LVT

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: