Presidente da CCDR LVT participa em Seminário em Bruxelas para discutir o futuro da Estratégia para o Atlântico

No dia 1 de março decorreu em Bruxelas o “Political Working Seminar on the Atlantic Macro-Region” organizado pela Comissão do Arco Atlantico (CAA) para discutir a criação de uma Estratégia Macrorregional para o Atlântico, que poderá vir a ser um dos dossiers da Presidência Espanhola do Conselho Europeu, a ter início já no segundo semestre de 2023.

Neste quadro, criado para uma concertação de interesses ao mais alto nível em que participam os Estados membro e a Comissão Europeia, definem-se as prioridades de cooperação a incluir num Plano de Ação que permita alocar fundos e atrair capital para a realização de projetos estruturantes essenciais à superação dos atuais desafios da competitividade Europeia, à escala global.

Estarão em causa as questões marítimas e territoriais numa abordagem integrada que explore a compreensão e as oportunidades oferecidas pela relação terra-mar, nas Regiões Atlânticas.

A Presidente da CCDR LVT, Teresa Almeida, como Primeira Vice Presidente da CAA, assegurou a introdução da sessão dedicada ao modelo de Governação, a adotar num quadro de cooperação desta natureza, realçando que o sucesso dependerá de uma estrutura multi-nivel, ágil, flexível e transparente que garanta eficácia em termos de resultados e eficiência nos processos, com o envolvimento de todos os stakeholders relevantes. Estes deverão incluir atores que vão para além dos Países da União Europeia, numa abertura transatlântica conferida pela natureza geográfica que se afigura como valor acrescentado diferenciador e de potencial geoestrategico.

Decorreu ainda um debate em que a Presidente da CCDR LVT falou dos aspetos positivos e das limitações da governação da atual Estratégia do Atlântico, abordando ainda o tema do hidrogénio, enquanto prioridade de cooperação a considerar na nova figura estratégica.

1marco Bruxelas CAA

2023

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: