Congresso da Associação Internacional de Desenvolvimento Urbano (INTA)

Sob o tema “Da Cidade à Civita: cuidar da cidade e devolvê-la aos seus habitantes” teve início ontem, dia 9 de março, o Congresso da Associação Internacional de Desenvolvimento Urbano que decorrerá até 11 de março, em Lisboa e Oeiras.

Teresa Almeida, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR) participou na sessão inaugural que teve lugar nos Paços do Concelho de Lisboa e que naturalmente, foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, tenho contado também com a presença de Fernando Nunes da Silva, Presidente da INTA e de Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Na sua intervenção a Presidente da CCDR, Teresa Almeida, enunciou como grandes desafios quer o reposicionamento da Região de Lisboa no mundo quer o desafio da convergência europeia, onde a competição é feita entre pares, tal como temos presente na participação enquanto Vice Presidente da Comissão do Arco Atlântico.

A Presidente da CCDRLVT abordou também o tema da coesão territorial da Região, que apresenta diferentes assimetrias intrarregionais, em que as mesmas podem assumir-se como importantes desafios de inclusão social e de igualdade de oportunidades, e em que as lógicas de transformação social, tirando partido das redes locais, potenciam o empreendedorismo e inovação social.

Identificou como prioritários na região os temas das Políticas de Mobilidade e Transportes e de Habitação e Regeneração Urbana,  dando nota da concentração populacional, da dispersão urbana e da necessidade de habitação acessível.

Em conclusão a Presidente da CCDR LVT referiu a importância do foco em respostas cada vez mais dirigidas para osnovos temas, como as Alterações Climáticas, a Economia Circular, a Inovação Social, e Parcerias para a Coesão Urbana (dentro do espírito do Novo Bauhaus Europeu) com mais participação, mais concertação, mas também que estas respostas sejam mais rápidas, mais incisivas em temas que marcam a diferença e que podem ter efeitos mais difusores.

Mais em https://www.lisboa.pt/atualidade/noticias/detalhe/congresso-internacional-debate-em-lisboa-o-desenvolvimento-das-areas-urbanas/

Fonte da Imagem: Galeria imagens Câmara Municipal de Lisboa

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: