ISCTE inaugura Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias, financiado pelo Lisboa 2020

A Região de Lisboa ganhou um novo Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias (CVTT) com a inauguração do ISCTE – Conhecimento e Inovação (ISCTE C&I), que teve lugar esta segunda-feira, dia 20 de novembro. Esta infraestrutura, financiada por fundos europeus no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020 (Lisboa 2020), será pioneira na interação entre as tecnologias digitais e as ciências sociais e humanas, e potenciará a relação entre o ISCTE e a sua envolvente social e económica, de forma transversal aos vários setores e campos de atividade.

Este CVTT foi apoiado com 7.7 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ao qual corresponde um investimento elegível de 19 milhões de euros.

“O ISCTE – Conhecimento e Inovação terá um impacto fundamental na Região de Lisboa, porque irá potenciar a competitividade da região, bem como permitir a atração e retenção de talento e fomentar a relação entre a academia e o tecido social e económico de Lisboa. Este equipamento contribuirá, também, para a produção e transferência de conhecimento sobre a sociedade, as organizações e as empresas, fortemente relacionado com alguns dos desafios identificados pela UE e claramente alinhado com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente de Lisboa. Sendo esta a única região de competitividade portuguesa em contexto europeu, a aposta no financiamento de infraestruturas tecnológicas, como este novo edifício do ISCTE, irá continuar no Programa Regional Lisboa 2030”, afirma Teresa Almeida, Presidente da Comissão Diretiva do Lisboa 2030 e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT, I.P.).

O ISCTE C&I situa-se nas antigas instalações do Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT). O edifício foi reabilitado, com materiais de construção sustentáveis, e ampliado, com a criação de um novo piso, cumprindo os requisitos de sustentabilidade, estética e inovação da New European Bahaus.
A infraestrutura irá reunir num único local as unidades de investigação e transferência de conhecimento, até agora dispersos no campus do ISCTE. Esta centralização potenciará a colaboração entre unidades, gerando novos domínios de transferência de conhecimento e tecnologia para as empresas e para a sociedade.

Serão mais de mil investigadores a desenvolver centenas de projetos, num espaço que conta com oito unidades de investigação, agregando três laboratórios associados, três laboratórios colaborativos, um Polo de Inovação Digital, um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias, oito observatórios e nove laboratórios.

O ISCTE C&I está dotado de espaços modelares, flexíveis e multifuncionais, para a promover a colaboração e a cocriação de conhecimento entre docentes, investigadores, estudantes, cidadãos, clientes e outros stakeholders. A infraestrutura conta ainda com jardim urbano sustentável, com plantas existentes, nativas ou adaptadas, de modo a reduzir custos de manutenção, de irrigação e de utilização de fertilizantes ou pesticidas químicos, bem como com o Arquivo Histórico do IMT.

Situado na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, esta localização irá permitir uma maior acessibilidade, por parte do público em geral e das empresas, à vivência e ao ambiente colaborativo da nova unidade.

A cerimónia de inauguração do ISCTE – Conhecimento e Inovação contou com as presenças do Primeiro-Ministro, António Costa; das Ministras da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da Coesão, Ana Abrunhosa; do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva; do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes; entre outros convidados.

ISCTE Inauguracao CVTT

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: