A Cooperação em foco na Estratégia do Atlântico e iniciativa WestMED – Sinergias AZUIS

A CCDR LVT I.P. foi convidada pelo Fórum Oceano, Ponto Focal Nacional do Mecanismo de Assistência da  Estratégia do Atlântico e Iniciativa WestMED, a participar no Evento Nacional Estratégia do Atlântico (EA) e Iniciativa WestMED, que se realizou no dia 14 de dezembro.

O evento, organizado em cooperação com a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), entidade responsável pela Coordenação Nacional de ambas as Iniciativas, foi aberto pela Diretora Geral da Política do Mar (DGPM), Marisa Lameiras e pelo Secretário Geral do Fórum Oceano, Rúben Eiras. Dividido em dois paineis, o primeiro dedicou-se às sinergias azuis e domínios de cooperação entre a Estratégia do Atlântico e a Iniciativa WestMED e o segundo à forma como as regiões portuguesas percecionam e abordam a economia azul nas suas estratégias regionais.

Neste último, destacou-se a referência a espaços de cooperação Transfronteiriça, Transnacional e Europeia e ao conjunto de temáticas que foram desde a água, à descarbonização, energia, circularidade, sustentabilidade ambiental, literacia e competências. Falou-se ainda da importância de investir numa forte mobilização dos atores territoriais e no envolvimento dos stakeholders em geral, ficando a ideia de promoção de um espaço de cooperação entre as Regiões, para aprofundar os caminhos a traçar neste contexto.    

Lisboa focou a sua intervenção no papel de cooperação que tem exercido, em particular no âmbito da Comissão do Arco Atlântico (CAA) em que coordena o Grupo de Trabalho da Estratégia do Atlântico, acompanhando o seu desenvolvimento e interessando as Regiões de Portugal, Espanha, França, Irlanda e ainda Wales e Quebec, na sua implementação, mas também na Estratégia Regional de Especialização Inteligente de Lisboa (RIS3) em que o Domínio da Economia Azul é identificado, referindo os seus Eixos Estratégicos: Uso sustentável de serviços ecossistémicos; Alimentação Marinha do Futuro; Tecnologia Marítima Inteligente e Capacitação e Investigação.  

Salientou a realização, em 2023, de duas sessões de envolvimento de stakeholders: a primeira com a apresentação a estes da Estratégia do Atlântico e auscultação enquanto atores regionais relevantes, sobre as prioridades a considerar no Espaço Atlântico Europeu e a segunda, o Workshop Internacional “Building a Strong Atlantic Network of Blue Innovation”, em que se debateu o acesso do ecossistema de investigação e inovação ao financiamento e do tecido de empresas e empreendedores à inovação produzida, tendo em vista a sua integração nos processos, serviços e produtos, sendo fundamental incentivar contextos de cooperação que permitam escalar Projetos diferenciadores com uma lógica de impacto na competitividade.

Foi anunciada ainda a Coordenação pela CCDR LVT I.P., em 2024, do Grupo de Trabalho Inovação (GTi), no quadro da Cooperação no Atlântico. Este GT tem agora o compromisso de construir um Catálogo de casos de inovação, assumindo necessariamente os da Economia Azul uma expressão relevante e por isso, foram convidados os presentes a contribuir para pensar este instrumento e participar num brainstorming já no início do ano, sobre os critérios de seleção e de classificação a adotar, tendo em vista a publicação e apresentação deste Catálogo “Made in Atlântico” na Sessão Plenária da CAA, em outubro de 2024.

O encerramento foi assegurado pela DGPM, Orlando Costa, que manifestou a satisfação com os resultados alcançados por este Evento Nacional por ter ido ao encontro do que pretendiam, agradecendo a participação de todos e informando que, tratando-se de um evento obrigatório, decorre anualmente e haverá um novo convite para a sessão de 2024.

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: