CCDR Lisboa e Vale do Tejo acolheu debate sobre circularidade nos sistemas alimentares no Dia Mundial da Alimentação

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR LVT) acolheu a conferência “Circularidade nos Sistemas Alimentares”, um momento de partilha e reflexão que encerrou um dia dedicado à sustentabilidade e à alimentação responsável, promovido pela FoodLink.

A iniciativa, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação, contou com o envolvimento ativo da CCDR LVT na organização e sublinhou o papel central da instituição na promoção de políticas públicas regionais alinhadas com a transição ecológica e a economia circular.

O Vice-Presidente da CCDR LVT, José Alho, representou a a Presidente, Teresa Almeida, na abertura da sessão e sublinhou a “importância desta rede colaborativa” como plataforma onde “convergem 41 entidades – coordenadas pela CCDR LVT, AML e ICS – que debatem a produção, o consumo, a logística e a valorização dos resíduos, que perseguem objetivos ligados à sustentabilidade”.

Ao longo do dia, os participantes tiveram oportunidade de conhecer boas práticas e projetos locais que ilustram o potencial de circularidade no sistema alimentar. A programação começou com uma visita a uma horta biológica e à loja da Rizoma Cooperativa Integral, seguida de um almoço na Cozinha Popular da Mouraria, espaço de referência na dinamização comunitária e na valorização da gastronomia sustentável.

O encerramento das atividades do dia teve lugar na sede da CCDR LVT, onde decorreu um debate, moderado por Catarina Carvalho, diretora do jornal Mensagem de Lisboa, que reuniu representantes de várias entidades que partilharam experiências concretas de inovação e circularidade. A EDIA apresentou o seu trabalho de utilização do bagaço de azeitona na regeneração de solos degradados, enquanto a Tratolixo destacou o modelo de conversão de resíduos orgânicos em composto para uso agrícola. Por sua vez, a Circular – Consultoria em Sustentabilidade contribuiu com uma reflexão sobre as oportunidades e os desafios que se colocam no cumprimento das metas europeias de economia circular até 2030, especialmente no contexto do metabolismo dos sistemas alimentares.

A iniciativa desenvolvida no âmbito da FoodLink – Rede para a Transição Alimentar na AML, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação, contou com o envolvimento ativo da CCDR LVT na organização e sublinhou o papel central da instituição na promoção de políticas públicas regionais alinhadas com a transição ecológica e a economia circular.
Saiba mais aqui: https://www.ccdr-lvt.pt/ordenamento-do-territorio/foodlink-rede-para-a-transicao-na-aml/

Com esta iniciativa, a CCDR LVT reafirma o seu papel facilitador e impulsionador de redes regionais e europeias que promovem a sustentabilidade, a inovação e a cooperação interinstitucional, essenciais para a construção de sistemas alimentares mais resilientes e circulares.

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Tags relacionados