Ciclo de capacitação da CCDR LVT envolve 175 agentes culturais da Lezíria do Tejo

Entre setembro e novembro de 2025, o programa LVT Capacita, promovido pela CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. (CCDR LVT), encetou um segundo ciclo formativo nos territórios da Lezíria do Tejo, numa lógica de descentralização e proximidade com as autarquias e o terceiro setor ligados ao ecossistema cultural.

Azambuja, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Santarém, Rio Maior, Almeirim e Salvaterra de Magos foram os municípios que acolheram as oito ações de capacitação cultural, numa oferta formativa intensiva, gratuita e certificada, abordando, de modo teórico-prático, temáticas essenciais como: oportunidades de financiamento, desenho e submissão de projetos culturais e artísticos, e estratégias de comunicação e mediação culturais.

As várias sessões tiveram a participação de um total de 175 formandos, na sua maioria responsáveis de associações, fundações e cooperativas, artistas e outros agentes criativos em nome individual, assim como gestores e técnicos municipais. Esta dinâmica abrangeu não apenas o setor cultural, mas também organizações das áreas social, desportiva, ambiental e do património, reforçando tanto o impacto transversal da iniciativa quanto a promoção da atividade cultural junto das comunidades. Os inquéritos de satisfação realizados após as sessões evidenciaram também elevados níveis de interesse e aplicabilidade dos conteúdos abordados.

A Presidente da CCR LVT destaca a o papel determinante dos municípios parceiros, cuja colaboração ativa “reflete um compromisso claro com o empoderamento dos agentes do território e com o fortalecimento das dinâmicas culturais locais”. Teresa Almeida afirma que, findo este segundo ciclo, pode-se afirmar que “o LVT Capacita é, hoje, uma referência na promoção da literacia organizacional e da capacitação cultural, contribuindo para uma região mais coesa, participada e culturalmente dinâmica”.

O programa LVT Capacita arrancou em 2024, com um primeiro ciclo entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025 – dirigido prioritariamente aos territórios de baixa densidade da região de Lisboa e Vale do Tejo –, no qual foram abrangidos dez concelhos, 176 formandos e 95 entidades numa lógica de literacia organizacional e capacitação cultural. Em 2026, a CCDR LVT prosseguirá com estas ações e novas temáticas noutros pontos da Região da Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente o Oeste e a Península de Setúbal.

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Tags relacionados