Assinatura do Contrato da AAE de Rio Maior, com apoio de 12,8 milhões de euros do PRR

Assinatura do Contrato da AAE de Rio Maior - PRR

O Município de Rio Maior assinou o contrato de financiamento para a Área de Acolhimento Empresarial (AAE) – “Rio Maior New Generation Business”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O documento assinado representa um financiamento de 12.798.931,97 €, e será executado entre 2022 e o final de 2025, indo permitir consolidar esta AAE, atualmente composta por perto de 400 lotes, 50 empresas e cerca de 1.847 postos de trabalho ativos.

Este projeto resultou duma candidatura ao PRR aprovada no início deste ano e, tem previsto um conjunto de investimentos e intervenções, entre os quais sistemas de produção e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis destinados ao autoconsumo e às comunidades de energia renovável. Inclui também investimentos destinados à implementação da mobilidade sustentável na AAE, nomeadamente com a instalação de postos de carregamento de veículos elétricos (ligeiros e pesados). Considera ainda o reforço da cobertura de comunicações em toda a AAE, através da implementação e fornecimento da rede 5G.

A formalização do documento, que decorreu no passado dia 24 de março nos Paços do Concelho, em Rio Maior, contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, acompanhada pelo Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, e da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, do Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, da Presidente da CCDR LVT, Teresa Almeida, e da representante da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP), Conceição Carvalho.

O Presidente do Município de Rio Maior, Filipe Santana Dias, referiu que se trata de um financiamento fulcral para o desenvolvimento de Rio Maior. Disse também que a requalificação da AAE permitirá não só atrair mais empresas e criar mais postos de trabalho, como reforçar a competitividade do Município, liderando nas áreas da inovação, da sustentabilidade e da transição energética.

Da sua parte, Conceição Carvalho, da EMRP, mencionou que este processo atestou bem o princípio da centralização da gestão do PRR na Estrutura de Missão e, da descentralização da sua execução, através das CCDR e dos municípios.

A Presidente da CCDR LVT, Teresa Almeida salientou o facto de este ser um dos 10 projetos selecionados entre as 81 manifestações de interesse submetidas após a abertura do aviso, em junho de 2021, depois de um processo de análise por um júri que integrou as cinco CCDR do continente.

Referiu também que a concretização deste investimento permitirá ao Município de Rio Maior, contribuir para a descarbonização e redução das emissões de carbono associadas à atividade das empresas instaladas nesta AAE, para reforço da atratividade do tecido económico concelhio e para a fixação de postos de trabalho, com impacto para a recuperação da economia nacional, no contexto pós pandémico.

Teresa Almeida salientou ainda a “extrema exigência” de um processo que tem de estar concluído em 2025, no contexto de instabilidade que se vive na atualidade, gerando muita incerteza na capacidade de concretização das empresas e nos custos de contexto.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, concluiu esta cerimónia, salientando na sua intervenção a importância de mostrar às pessoas onde se aplicam, em concreto, os financiamentos e oportunidades promovidos pelo PRR, afirmando que os cerca de 13 milhões de euros formalizados com o Município de Rio Maior, irão dotar as zonas industriais de “conectividade digital 5G, de ilhas para produzir e armazenar energia, e de sistemas para combate a incêndios”, dando às empresas “condições que hoje são absolutamente fundamentais”, para assegurar a sua competitividade, sobretudo quando os custos com a energia pesam tanto no contexto da produção.

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar: