Comité de Acompanhamento faz ponto de situação do Lisboa 2020 e apresenta Lisboa 2030

No próximo dia 24 de maio irá realizar-se a segunda reunião do Comité de Acompanhamento do Programa Regional de Lisboa 2021-2027 (Lisboa 2030), no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Será feito um ponto de situação do Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020 (Lisboa 2020), destacando alguns dos principais projetos deste programa, e será apresentado o Lisboa 2030.

O Comité de Acompanhamento do Lisboa 2030 é o organismo responsável pelo acompanhamento deste programa, analisando as questões que afetam os progressos na execução dos seus objetivos, formulando recomendações para melhorar a sua eficácia e eficiência e garantindo a aprovação da metodologia e dos critérios utilizados na seleção dos projetos.

O Comité é composto por um conjunto alargado de atores, nomeadamente os parceiros económicos e sociais, as organizações mais relevantes da economia social, as instituições de ensino superior, as entidades públicas mais relevantes para o programa, entre outros. Esta iniciativa conta ainda com a presença de representantes da Comissão Europeia, que têm um papel consultivo e de acompanhamento.

A segunda reunião do Comité de Acompanhamento do Programa Regional de Lisboa 2021-2027 terá início às 9.30 com uma intervenção de João Ferrão, doutorado pela Universidade de Lisboa (UL) em Geografia Humana e investigador coordenador aposentado do Instituto de Ciências Sociais da UL, intitulada “A Região de Lisboa – Prospetiva de Desenvolvimento no Contexto da Política de Coesão”.

No âmbito do Lisboa 2030 serão também abordados os avisos que já se encontram abertos e sinalizados os critérios de seleção a aprovar a posteriori pelo mesmo Comité para as tipologias de operações que viabilizarão a abertura dos futuros avisos de concurso.

Após esta reunião do Comité de Acompanhamento, os participantes irão visitar o Edifício iBET Biofarma, do iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, que será inaugurado em junho e que foi financiado pelo Lisboa 2020, e o Palácio Marquês Pombal, cuja requalificação também foi apoiada pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020.

Esta segunda reunião do Comité de Acompanhamento ocorre dois meses após o Comité de Acompanhamento Conjunto dos Programas Regionais do Portugal 2030 e do Programa COMPETE, que teve lugar em Fátima, a 24 de março, e que viabilizou a abertura dos primeiros avisos de concurso para as empresas (investimentos para a inovação produtiva).

Fotografias cedidas pela Câmara Municipal de Oeiras (Portal Parque dos Poetas):
Parque dos Poetas, Carmo Montanha
Labirinto, Parque dos Poetas, Carlos Santos
Vista Aérea, Parque dos Poetas (CMO)

Última actualização:

Publicado a:

Partilhar:

Tags relacionados