A Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT, I.P.), Teresa Almeida, participou na inauguração do Cluster Ativo, um novo centro de tecnologia e investigação de excelência na área da motricidade humana, localizado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), em Oeiras. O evento contou com a presença do Presidente do Município de Oeiras, Isaltino Morais, do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, do Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, Luís Bettencourt Sardinha, do Vogal Executivo do Lisboa 2030, Nuno Bento, entre outras entidades.
O Cluster Ativo é resultado de uma colaboração entre a FMH, a Universidade de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras e parceiros do setor privado. A infraestrutura visa promover a transferência de conhecimento e tecnologia, com foco em áreas como saúde, desporto e qualidade de vida, contribuindo para a criação de soluções inovadoras com impacto positivo na sociedade.
A Presidente da CCDR LVT, I.P. destacou o apoio ao Cluster Ativo do programa regional Lisboa 2030, em cerca 5,6 milhões de Euros, e de este representar um marco na promoção da inovação e do desenvolvimento regional. Este projeto encontra-se alinhado com a aposta de 10% de fundos do programa Lisboa 2030 dedicados a infraestruturas tecnológicas e científicas.
No seu discurso, Teresa Almeida sublinhou ainda o empenho da CCDR LVT, I.P. no “reposicionamento da região em termos de inovação e competitividade”, que vai ao encontro da progressiva subida do PIB per capita da região.
A CCDR LVT, I.P., enquanto entidade responsável pelo planeamento e desenvolvimento regional, reafirma o seu compromisso em apoiar projetos que impulsionem a investigação, a inovação e a cooperação entre instituições académicas e empresariais, de forma a fortalecer o ecossistema científico e tecnológico da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Fotografias: Município de Oeiras




